Cabelos cacheados - como manter bonito e hidratado



O charme dos cabelos crespos e cacheados está super em uso novamente. Os belos cachos são uma marca da mulher brasileira. Porém para que eles se mantenham bonitos , alguns cuidados são essenciais.
Quem tem os cabelos crespos ou cacheados, geralmente se queixa do volume, da falta de brilho e do ressecado dos fios  que são muito comuns.
Isto ocorre porque os cabelos em espiral dificultam mais a chegada dos nutrientes e óleos essenciais ao longo dos fios.
Justamente pela falta desses óleos é que o cabelo fica mais ressecado principalmente nas pontas e sem brilho.


Mas o que fazer para resolver a falta de brilho dos cabelos crespos e cacheados?

Para resolver este problema, bastam alguns cuidados simples, mas específicos e algumas mudanças de hábito no dia a dia.
Com esses cuidados você consegue manter os fios dos cabelos crespos ou cacheados saudáveis e bonitos , com aquele cacho de causar inveja.

  • Em primeiro lugar, você deve estar atenta ao xampu que escolhe.
  • É imprescindível que seja específico para cabelos crespos ou cacheados tanto ele como o condicionador e demais produtos. Estes já tem a fórmula balanceada para não retirar mais óleos nutrientes do que o necessário e limpar os fios suavemente.
  • O condicionador e o leave-in devem ser seus companheiros inseparáveis, pois são eles que vão manter hidratados os cachos.

De Olho no rótulo


O mais recomendável é que os produtos para cabelos cacheados ou crespos  contenham em sua fórmula aminoácidos, vitaminas, proteínas e a queratina. Estes, ajudam a remover as sujeiras do couro cabeludo e hidratam simultaneamente.

Os cremes para o cabelo devem conter na fórmula ingredientes emolientes, como lanolina, óleo de argan , manteiga de karitée, azeite de oliva, etc.



Cuidados na hora de lavar


A maneira como você lava os cabelos também influencia muito no resultado.
Você pode estar retirando o óleo a mais dos cabelos crespos ou cacheados  sem saber.

O Correto é aplicar o xampu primeiramente no couro cabeludo e esfregar com a ponta
dos dedos (nunca com as unhas) em movimentos circulares e suaves.
Depois vá lavando do meio para as pontas com a palma das mãos, com movimentos leves como que espalhando a espuma, sem esfregar os fios. Apenas deslize as mãos com a espuma.

Quando enxaguar, o condicionador não deve ser aplicado no couro cabeludo. Somente coloque nas mãos e espalhe pelo comprimento dos fios. Sempre que possível, enxágue em água mais para fria,isto evita que os cabelos fiquem muito elétricos, por conta da eletricidade estática.

Tenha sempre um produto sem enxágüe, creme de pentear que seja hidratante , ou um ativador de cachos que não contenha álcool.



E agora como desembaraçar os cabelos crespos e cacheados e secar, sem quebrar os fios?


Nem pense em esfregar os fios com a toalha, isso quebra a fibra e arrepia , deixando mais sensível o cabelo além de desmontar o cacho.
A maneira correta de secar, e isto vale tanto para crespos e cacheados quanto para lisos é, envolver os cabelos na toalha e dar uma leve, levíssima torcida, somente para retirar o excesso de água. E na hora de desembaraçar, sempre comece das pontas para cima, assim se houverem formados nós, eles não irão aumentando ao longo do comprimento. Sempre comece das pontas para cima.

O penteado também influencia muito na beleza dos cabelos crespos e cacheados.
Veja estes lindos modelos de tranças afro que ficam muito bem em qualquer tipo de cabelo:



E também o tradicional Black em versão moderna e super atual



Cuidados complementares


Mesmo com todos esses cuidados é necessário que se faça ao menos a cada 15 dias uma hidratação com máscaras que contenham queratina, proteína ou aminoácidos, ou ainda hidratações caseiras com óleos essenciais e vitaminas. Veja o artigo sobre cronograma capilar e se programe para isto;

A ultra hidratação com coco verde,  é muito boa pois o coco contem óleos essências que ajudam a manter a hidratação dos fios.

Em casos que os cabelos estão muito danificados, é recomendável também a Nutrição com maionese, também ensinada aqui no blog.

Caso queira um tratamento de choque para recuperar os cabelos pós praia, piscina ou sol, tem também um cronograma capilar  no final do artigo onde falamos sobre as diferenças entre hidratação, nutrição e reconstrução capilar.
Neste cronograma tem a programação para um mês de tratamento intensivo, que quando seguido certinho, deixa os cabelos maravilhosos. Experimente.

Cortar ou não cortar?


Os cabelos crespos ou cacheados, por seu formato em espiral, demoram mais a aparecer a diferença no comprimento, em compensação, se cortar dois dedos a sensação é de cortar um palmo!
Por esta razão, é bom escolher bem o modelo, pois um corte muito reto tende a armar os fios.

Aparar meio, eu disse MEIO centímetro a cada 2 meses é o suficiente. No salão , já aconteceu de atender muitas clientes revoltadas com seus cabeleireiros anteriores, que não respeitavam seu pedido e acabavam por cortar bem mais do que a cliente pediu.
Sempre achei isso um desrespeito, pois ainda que o cabeleireiro seja o profissional, a opinião que deve prevalecer é a da cliente.

Se você quer manter um cabelo crespo ou  cacheado bonito, as pontas precisam estar sempre renovadas e um corte resolve, mas lembrando que, basta meio centímetro a cada dois meses para as pontas ficarem bonitas e saudáveis.
Caso você tenha dúvidas sobre que modelo usar, temos um artigo com vários modelos de cortes para cabelos cacheados também aqui no blog.

 Veja aqui  neste vídeo com varias sugestões de cortes para cabelos cacheados




Espero ter ajudado, tendo dúvidas ou sugestões comentem abaixo. Obrigado e até o próximo artigo.

Se inscreva no canal: YouTube

Curta a página :          Facebook

Siga no twitter:           Twitter

Adicione no:                Google Plus


Obs: Direitos autorais reservados-Veja o aviso legal- Cite a fonte

Tags: cabelos, cabelos brilhosos, cacheados, crespos, Hidratação, Nutrição




Nenhum comentário:

Postar um comentário